Caravana da Fraternidade

Caravana da Fraternidade
Francisco Spinelli

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Não seria desejável que os espíritas tivessem uma senha, um sinal qualquer para se reconhecer quando se encontram?


Não seria desejável que os espíritas tivessem uma senha, um sinal qualquer para se reconhecer quando se encontram?

Os espíritas não constituem nem uma sociedade secreta, nem uma afiliação. Eles não devem, pois, ter nenhum sinal secreto para mútua identificação. Eles nada ensinam e nada praticam que não possa ser conhecido por toda a gente e não têm, por conseqüência, nada a ocultar. Um sinal, uma senha, poderiam, ademais, ser também usados por falsos irmãos e o resultado é fácil de ser imaginado.
Vós tendes uma senha que é compreendida de um ao outro extremo do mundo: é a da
caridade
Um sinal de reconhecimento é, ademais, de todo inútil hoje em dia, pois o Espiritismo já não se oculta. Para aquele que não tem a coragem de afirmar sua opinião, igualmente seria inútil, pois que dele não se serviria. Quanto aos demais, eles se fazem reconhecer falando em alto e bom tom, sem nenhum temor.

Allan Kardec em Viagem Espirita 1862.
. Esta palavra é fácil de ser pronunciada e pode estar na boca de todos, mas a verdadeira caridade não pode ser falsificada. Na prática da caridade reconhecereis sempre um irmão, ainda que ele não se diga espírita, e deveis estender-lhe a mão, pois, se ele não vos partilha a crença, nem por isso deixará de ser para convosco benevolente e tolerante.

domingo, 15 de janeiro de 2012

ALLAN KARDEC e a FELICIDADE ( Doutrina Espirita)

 
Embora a felicidade seja a meta de todas as criaturas, estas, em sua grande maioria, são infelizes.

O que torna o ser humana infeliz?

- " De ordinário, o homem só é infeliz pela importância que liga às coisas deste mundo. Fazem-lhe a infelicidade a vaidade, a ambição e a cobiça desiludidas. Se se colocar fora do círculo acanhado da vida material, se elevar seus pensamentos para o infinito, que é seu destino, mesquinhas e pueris lhe parecerão as vicissitudes da Humanidade, como o são as tristezas da criança que se aflige pela perda de um brinquedo, que resumia a sua felicidade suprema.

- Aquele que só vê felicidade na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz, desde que não os pode satisfazer, ao passo que aquele que nada pede ao supérfluo é feliz com o que os outros consideram calamidade.

- Referimo-nos ao homem civilizado, porquanto, o selvagem, sendo mais limitadas as suas necessidades, não tem os mesmos motivos de cobiça e de angústias. Diversa é a maneira de ver as coisas. Como civilizado, o homem raciocina sobre a sua infelicidade e a analisa.

- Por isto é que esta o fere. Mas, também, lhe é facultado raciocinar sobre os meios de obter consolação e de analisá-los. Essa consolação ele a encontra no sentimento cristão, que lhe dá a esperança de melhor futuro, e no Espiritismo que lhe dá a certeza desse futuro.”

(SHUBERT, Suely C.
Entrevistando Allan Kardec.
p 97-8 - LE. q.933 )