Caravana da Fraternidade

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Francisco Spinelli

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Em Busca da Qualidade no Trabalho do ESDE


Em Busca da Qualidade no Trabalho do ESDE
1. Conceito de Qualidade
Qualidade é a palavra de ordem que vigora, hoje, em todos os segmentos da sociedade, em virtude das mudanças profundas que estão ocorrendo nas relações entre as pessoas. Este fato é percebido em todos os ramos da atividade econômica, social, cultural, onde somente a Qualidade dos produtos e serviço oferecidos garante a sobrevivência das organizações e, sobretudo, abre novas portas para o sucesso e a sua perenidade.
Ao se definir qualidade é muito tentador aceitar uma concisa frase descritiva, para um conceito tão amplo. Não devemos cair em armadilhas. Desta forma, para deixarmos claro o conceito de qualidade, este será apresentado sob diversos aspectos.
Qualidade, no sentido mais atual, é a propriedade de um produto ou serviço satisfazer plenamente o cliente, ou seja, adequação de uso. A qualidade é um grau de satisfação do cliente. Temos então:
Uma posição subjetiva: para trabalhar com qualidade, a organização deve descobrir quais são as necessidades dos clientes que ela atende, planejando as atividades de forma que isto seja obtido.
Por exemplo: A Casa Espírita irá estruturar o seu trabalho de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, tendo como clientela os freqüentadores da Casa. A fim de identificar o melhor dia e horário, após um levantamento com os monitores, oferece algumas alternativas de dias e horários, para que sejam escolhidos pelos futuros alunos.
Uma posição objetiva: a qualidade tem que ser buscada na eliminação dos fatores que desagradam aos clientes, o que ela descobre através de observações e informações diretas dos clientes, como também buscando antecipar as necessidades que as pessoas têm ou virão a apresentar.
Segundo Kaoru Ishikawa (um líder mundial em Gestão da Qualidade), possui qualidade um produto que realmente satisfaz os clientes. Ao pensar-se agora, sob o ponto de vista do cliente, vê-se que este só se sentirá totalmente satisfeito se receber um produto “adequado ao uso”, sendo bem atendido, quer seja na hora que recebe o produto, quer seja depois, com informações e orientações, que venha a demandar.
Complementando os conceitos acima, podemos afirmar que Qualidade é:
  • o despertar de todos para o aperfeiçoamento e o crescimento;
  • a satisfação das pessoas representada pelo envolvimento de todos na busca de novas formas de pensar, agir e sentir;
  • mudança de atitudes e comportamentos das pessoas, através da educação e do treinamento;
  • uma filosofia de Gestão Participativa que direciona todas as ações da organização para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.
Ainda, tratando-se de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita não podemos esquecer o conceito de Educação que, conforme nos alerta Kardec na Questão 685 a de O Livro dos Espíritos: “(...) Há um elemento que não se costuma considerar, sem o qual a ciência econômica torna-se apenas uma teoria: é a educação. Não a educação intelectual, mas a educação moral; não ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar o caráter, que dá os hábitos: porque educação é o conjunto dos hábitos adquiridos (...). Quando essa arte for conhecida e praticada, o homem trará hábitos de ordem e de previdência para si e para os seus, de respeito pelo que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos angustiado os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que uma educação bem conduzida pode curar; aí está o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, a garantia da segurança de todos”.
Esse é o conceito de educação com qualidade que o ESDE deve buscar.


Parte do Material usado no  Encontro Estadual de Coordenadores do ESDE.
Gilnei Teixeira


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